FOGO BOM PRA CHURRASCO

FOGO BOM PRA CHURRASCO
4 de novembro de 2020 Super Michel
Em Dicas

Supermercado Michel

Assar carne é uma forte tradição em nossa cultura. Existem várias técnicas para se obter um bom churrasco, que variam conforme a região do país, conforme o tipo da carne, a variedade de cortes, tempero e, sobretudo, o jeito particular de casa assador. Entretanto, independente do estilo, para todos eles é fundamental um bom fogo. Aqui seguem algumas dicas para garantir um bom fogo e deixar o nosso tradicional churrasco de fim de semana mais saboroso e seguro.

Não subestime a importância de um fogo bem feito, pois é parte fundamental para obter um bom resultado com a carne.

Se for utilizar madeira, dê preferência para as de árvores frutíferas, cuja queima e fumaça oferecem melhor sabor à carne. Se for utilizar carvão, escolha uma marca que oferece peças maiores, pois um carvão muito quebrado ou esfarelado, não é bom para obter um fogo forte.

Para iniciar o fogo, seja com madeira ou carvão, o ideal é montar uma pilha, como uma pequena fogueira, com espaço para passagem de ar. Para dar início ao fogo pode utilizar álcool em gel e fósforo, pois é mais prático e seguro, além de não deixar cheiro. Despeje o álcool gel ou acendedor, no centro da pilha, de modo que a fogueira queime de dentro pra fora. Depois que o fogo estiver bem forte, quando observar que o carvão está vermelho, espalhe a pilha, obtendo um brazeiro. Em seguida posicione a grelha e assim que estiver bem aquecida, coloque a carne para assar.

Para manter o braseiro por mais tempo, caso seja necessário, insira carvão pouco a pouco, para não abafar o fogo e para evitar fumaça e fuligem.

Para acalmar o fogo, reposicione a carne que estiver pingando muita gordura, pode virar ou subir a grelha. Ou ainda empurre parte do braseiro para o canto da churrasqueira.

Evite: madeira húmida, folhas secas, querosene, gasolina, óleo de cozinha, papel, ou jogar o saco de carvão inteiro, virar o resto do saco de carvão em cima do fogo, jogar água para abafar o fogo.

Atenção: o fogo na churrasqueira não é lixo! Não jogue plásticos, embalagens, bitucas, palitos, dentre outras coisas que prejudiquem ou contaminem a carne.

Segurança: Confira as condições de segurança de sua churrasqueira. Jamais jogue qualquer tipo de combustível depois que o fogo estiver aceso.